quarta-feira, maio 31, 2006

Caros Amigos,

Aproxima-se o dia 4 de Junho. Para muitos um dia normal, para outros uma data movél, 50 dias após a Páscoa. Mas muito desconhecem o que se conta 50 dias após...40 dias é o dia da Espiga...mas 50 dias?! Quem saberá?
Eu digo-vos, o dia de Pentecostes. A comemoração secular do Culto popular do Divino Espirito Santo.
Muito teria eu de escrever sobre este Culto mas a brevidade que este textos blogsfericos obriga a relatar o essencial.

O Culto Popular do Divino Espirito Santo surge em Portugal por influência da Rainha Santa Isabel no seculo XIII. Está directamente ligado a teoria do abade Joaquim de Fiora das três Idades, a Idade do Pai (até a vinda de Cristo), a Idade do Filho (actualmente desde a ressureição) e a Idade do Espírito Santo. Está ultima será o periodo onde reinará a Paz no Mundo. Este principio fez com que a igreja católica, por vezes, se sentisse ameaçada, ao ponto de o proprio Joaquim de Fiora, abade beneditino, ser expulso da sua Ordem, juntando-se mais tarde aos chamados Franciscanos Espirituais, que pregavam a pobreza de Cristo.
Ora, a teoria de Joaquim de Fiora, vem juntar-se o sonho de Daniel, parte componente do antigo evangelho, por sua vez ajuda a consolidar o príncipio do V Império. O Império do Espirito, começado pelos Portugueses mas para toda a humanidade.

Muito resumidamente, e mal contado, penso que será um pequeno esclarecimento da ideia do espirito sebastianista que ilumina a Alma de todos os Portugueses.

Prometo oportunamente aprofundar o assunto.

Sem comentários: