quinta-feira, julho 26, 2007

Santiago



Santiago, o Apóstolo


Tiago, filho de Zebedeu e Salomé, e o seu irmão, João Evangelista, pescadores do mar da Galileia, foram chamados por Jesus Cristo (Mateus, 4:21). Estes apóstolos, juntamente com Pedro, gozavam de uma especial confiança e relação com Jesus, destacando-se do resto do grupo, testemunhando os momentos importantes (Marcos, 9:2-8). Após a morte de Jesus, Santiago é parte integrante da formação da Igreja Primitiva vindo a pregar não só na Palestina, mas também na Hispânia. Passou seis anos a pregar em Portugal e Espanha. No ano de 44 D.C., 12 anos após a ressurreição de Cristo, regressa à Palestina acompanhado dos seus discípulos Teodoro e Atanásio. Diz a tradição que foram celebrar a Páscoa em Jerusalém. Nesse retorno, Tiago Maior é preso e decapitado por ordem de Herodes Agripa I (Actos 12:1-2). Santiago torna-se, assim, o primeiro apóstolo mártir. Conta-se que, durante o caminho até a sua execução, realiza dois milagres: a conversão e baptismo do guarda que o acompanhava, um fariseu chamado Josías, e a cura de um paralítico.

Diz a lenda que o seu corpo foi atirado às feras. Porém os seus discípulos, Teodoro e Atanásio, transladam o corpo para o local onde ele havia pregado, numa viagem de sete dias, numa barca sem leme nem velas. Esta barca, guiada por um anjo, passa pela costa portuguesa e aporta na ria de Arosa, em Iria Flávia, actualmente conhecida como Padrón. Depois, segue-se a viagem até Liberum Donum, local onde seria sepultado o apóstolo. O transporte fez-se numa carroça puxada por uma junta de bois, que, pela tradição, se dizem bravos. Os animais param três vezes ao longo do percurso. Estranhamente, estas paragens acontecem todas a poucos metros umas das outras. Os discípulos interpretaram que a cada uma delas corresponde uma incumbência especial. Assim, no primeiro local, edificam uma capela; no segundo, uma fonte; e finalmente o terceiro, será o local onde é depositado o corpo e as relíquias de Santiago.

Pensa-se que as peregrinações ao túmulo começaram quase imediatamente, bem como as perseguições ordenadas pelo Imperador Vespesiano, acabando por proibir o culto Jacobeu, o que provoca um esquecimento letárgico.

No ano de 814, Pelaio, um eremita num bosque de Carvalhos próximo de San Félix de Solovio, ao seguir uma revelação que tivera durante o sono, no qual anjos adoravam uma arca, descobriu um túmulo que continha algumas relíquias. Pelaio corre a contar a sua revelação ao Bispo de Iria Flávia, Teodomiro. O bispo dirigiu-se ao bosque sagrado do ermitão, e tentou atingir o estado semelhante ao do eremita, jejuando três dias. Teodomiro, penetrou no bosque e identificou uma capela que continha três campas. Esta foi de imediato associada ao culto Jacobeu, e Teodomiro quis acreditar que se tratava do sepulcro de Santiago e dos seus dois discípulos. Afonso II das Astúrias, foi o primeiro peregrino deste novo ciclo do culto a Santiago.

Sobre este local foi erguida a Catedral de Santiago de Compostela.

De acordo com as tradições associadas à história da reconquista cristã, Santiago teria aparecido, pela primeira vez, miraculosamente, na Batalha de Clavijo, em 844. Montado num cavalo branco, ergue um estandarte da mesma cor com uma cruz vermelha estampada. Percorre o campo de batalha decepando os mouros com a espada que lhe dará nome. Desde então, a designação Matamoros torna-se popular. Comummente existem também referências ao nome.

Entretanto, dá-se a investida muçulmana de Al-Mansour. Este entrou na catedral destruída e deu de beber ao seu cavalo na pia baptismal.

Sancho III de Navarra, no século XI, determina um percurso de peregrinação que se irá manter até aos nossos dias. No final do mesmo século, o rei de Leão, Afonso VI, cria um sistema de assistência aos peregrinos com instalação de abrigos, e incentiva a fundação de ordens militares destinadas a protecção dos peregrinos.

Santiago torna-se numa das três peregrinações da Cristandade, juntamente com Roma e Jerusalém.


As três Faces


Curiosamente, Santiago é representado, iconograficamente, de três maneiras: como Apóstolo, como Peregrino e como Cavaleiro ou Matamoiros.

A primeira não é mais do que a comum representação de todos os apóstolos, como um dos pilares da Igreja. A segunda trata-se da imagem de Santiago, representado com o bordão que sustenta e apoia o peregrino na caminhada, a cabaça – fonte de água e sabedoria – juntamente com a vieira, representação simbólica do apóstolo. Finalmente, na terceira representação, Tiago Maior, é representado montado num cavalo branco, envergando uma veste branca, cor do seu estandarte. Neste, destaca-se a espada em forma de cruz. A sua mão alteia, ainda, uma espada erguida contra os infiéis.


O Culto


A Igreja Romana celebra o dia de Santiago a 25 de Julho, enquanto que, por sua vez, a Igreja Ortodoxa celebra a 30 de Abril e a Igreja Copta a 12 de Abril.

Não deixa de ser um facto curioso, a fundação da nacionalidade lusa estar associada à batalha de Ourique, que decorreu no dia 25 de Julho de 1139. Facto ainda mais interessante é a lenda que lhe é associada. Afonso Henriques foi visitado por um velho homem que o rei já tinha visto em sonhos e que lhe fez uma revelação profética de vitória. Contou-lhe ainda que «sem dúvida Ele pôs sobre vós e sobre a vossa geração os olhos da Sua Misericórdia, até à décima sexta descendência, na qual se diminuirá a sucessão. Mas nela, assim diminuída, Ele tornará a pôr os olhos e verá». O rei deveria ainda, na noite seguinte, sair do acampamento, sozinho, logo que ouvisse a sineta da ermida onde o velho vivia, o que aconteceu. O rei foi surpreendido por um raio de luz que, progressivamente, iluminou tudo em seu redor, e pôde distinguir, aos poucos, o Sinal da Cruz e Jesus Cristo crucificado. O rei, emocionado, ajoelhou-se e ouviu a voz do Senhor que lhe prometeu a vitória naquela e noutras batalhas; por intermédio do rei e dos seus descendentes, Deus fundaria o Seu império, através do qual o Seu Nome seria levado às nações mais estranhas, e que teria para o povo português grandes desígnios e tarefas.

D. Afonso Henriques voltou confiante para o acampamento. No dia seguinte, perante a coragem dos portugueses, os mouros fugiram, sendo perseguidos e completamente dizimados.



Francisco Canelas de Melo


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